top of page

Como Posso Ser mais Feliz?

Atualizado: 10 de dez. de 2021

Hoje resolvi escrever sobre um assunto que sai um pouco do tema organização (mas nem tanto) que é : Como posso estar feliz e de bem comigo mesmo? E digo que bem estar e felicidade estão diretamente ligados a organização porque, para estar de bem consigo mesmo é preciso constantemente reorganizar ideias, sentimentos e motivações internas.

No momento atual parece difícil estar bem, mas posso te dizer que é possível. Porém é preciso fazer alguns ajustes internos para que a sua vida seja mais feliz.


Durante várias conversas com amigos e parentes durante o ano de 2020, senti uma sensação muito estranha. Enquanto a maioria das pessoas se pegaram imersas em sentimentos de medo, tristeza e angústia eu estava tranquila, otimista e me sentindo bem por estar me desenvolvendo como profissional, a minha família estar com saúde e sem grandes dificuldades financeiras.

Não que o ano tenha sido um mar de rosas, definitivamente não. Mas, uma coisa que aprendi é que não podemos abraçar os problemas mundanos. Afinal, todos nós temos problemas e tentar resolver todos os problemas do mundo além de desgastante é impossível. Muito se ouve sobre mudar o mundo, mas ninguém quer mudar a si mesmo. Sim, porque a mudança para um mundo melhor começa no nosso intimo, na nossa casa. Muitos jovens discursam sobre as mudanças que querem no mundo e sobre a importância da empatia, mas se quer respeitam seus pais e familiares ou se importam em ajudar com as tarefas de casa. Afinal, você já deve ter ouvido a frase: "Se quer mudar o mundo, comece arrumando a sua cama". E é por ai´mesmo, as grandes mudanças começam com pequenos gestos. E a felicidade segue esse caminho também. Claro, a percepção sobre felicidade é muito particular. Para algumas pessoas, felicidade é ter muito dinheiro, conquistar um alto cargo em uma grande empresa, ter um carro top de linha, uma casa grande e confortável, etc. Mas, para muitas pessoas a felicidade está em pequenos momentos como brincar com os filhos, fazer um passeio com a família, passar um tempo gostoso com o marido...


A felicidade, segundo a ciência:


O filósofo e professor da Universidade da Carolina do Norte, Enrique Tamés diz que a felicidade é tão difícil de ser alcançada porque o ser humano tem a "pré-disposição" para a negatividade. E isso se deve a história humana. "Durante 1000 anos as pessoas sobreviveram não porque estavam atentos ao prazer, mas porque estavam atentos ao perigo. O ser humano foi desenhado geneticamente para ver perigo em tudo e prestar atenção nele. É por isso que temos o noticiário sempre cheio de desastres."diz. "Nossa natureza, ainda que tenhamos uma vida boa, diz que precisamos ter preocupações."

Para ajudar a mudar essa pré-disposição é aconselhável, meditação, terapia e substâncias que liberem serotonina. Mas o mais importante, segundo Tamés é saber equilibrar as emoções. " Ser feliz não significa que os problemas de sua vida vão desaparecer. A vida está cheia deles. Porém, o segredo está na maneira de abordar esses problemas. "

5 Hábitos para ter uma vida mais feliz:

Apesar de existirem diversas interpretações sobre como ter uma vida mais feliz, alguns estudos apontam que introduzindo 5 hábitos diários na rotina, a sua vida será mais feliz e satisfatória:


-Fazer exercícios: Todos nós já sabemos que fazer exercícios além de trazer benefícios para a saúde , ainda libera substâncias no cérebro, os neurotransmissores serotonina e dopamina, os hormonios do prazer. Portanto, traz sensação de bem estar, reduzindo o estresse e a ansiedade.




-Ter um tempo para conversar com Deus: Independentemente de sua religião manter a fé em Deus nos torna pessoas mais fortes e determinadas. Destinar alguns minutos do dia para conversar com Deus faz bem para o coração e renova nossas energias.







-Cuidar da saúde: Ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e fazer exames periódicos previnem muitas doenças. E a saúde está diretamente ligada a felicidade, principalmente a saúde mental. É impossível nos sentirmos felizes quando não temos saúde e em contrapartida, a felicidade impacta diretamente na nossa saúde física e mental.




-Manter laços afetivos fortes: Quando temos quem amamos e respeitamos ao nosso lado, nos sentimos mais completos. E esses laços são primordiais para uma vida mais feliz. Sejam eles filhos, pais, amigos ou animais de estimação, esses laços afetivos contribuem para uma vida mais significativa e plena.





-Ser grato:Você notou que não mencionei em nenhum momento nesse artigo o dinheiro? E isso porque o dinheiro( propriamente dito) não traz felicidade. Ele é importante, mas apenas como instrumento para se adquirir coisas que nos trazem momentos felizes e nada mais. E o dinheiro de nada adianta se não conseguimos ser gratos pelo que temos. Independentemente do que se tem, seja muito ou pouco, nunca seremos felizes se não aprendemos a ter gratidão. Gratidão pela comida, pela casa, a cama que dormimos, por nossos filhos, nossos pais, por ter saúde... Enfim, não faltam motivos para sermos gratos. E se não conseguirmos ser gratos, nunca atingiremos a felicidade plena.


E para terminar esse artigo, uma frase do famoso filósofo grego Epícuro resume o que precisamos para termos uma vida mais feliz e completa:

"O essencial para a nossa felicidade é a nossa condição íntima e desta somos nós os senhores."
Epícuro

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page