top of page

Divida as Tarefas com seu Marido e Mantenha a Harmonia em Casa

Atualizado: 24 de fev. de 2021

Não é de hoje que a mulher vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho . E apesar do salário da mulher corresponder na maioria dos casos 50% (em alguns casos até mais) do total da renda familiar, em relação a divisão das tarefas domésticas a realidade é bem diferente.

Essa é uma questão cultural, por vezes até normal para muitas pessoas. Mas, que no cenário atual não faz nenhum sentido.

Pensando nessa dinâmica tão comum entre muitos casais, tenho 6 dicas para te ajudar a resolver essa situação e manter a paz com seu parceiro:

1- Mantenha o diálogo: Converse com seu marido sobre a importância da divisão de tarefas para manter a harmonia em casal e evitar o seu esgotamento. Não esqueça de manter a calma ao expor o seu ponto de vista.


2- Trabalhem juntos: Proponha o trabalho em dupla ao seu marido. Por exemplo: enquanto um cozinha o outro lava a louça. Além da tarefa ficar mais leve, esse pode ser um bom momento para conversar sobre o dia com seu parceiro e ainda aumentar os laços de união e parceria entre o casal.


3- Mantenha a ordem: Firme o acordo de fazer as tarefas imediatamente. Sujou, lavou. Tirou do lugar, voltar imediatamente. Dessa forma, vocês não acumularam tarefas e a rotina doméstica ficará muito mais prática e fácil. Firme o acordo de fazer as tarefas imediatamente. Sujou, lavou. Tirou do lugar, voltar imediatamente. Dessa forma, vocês não acumularam tarefas e a rotina doméstica ficará muito mais prática e fácil.


4- Ensine como fazer: Não basta pedir para seu marido fazer as tarefas é preciso também ensina- lo. Provavelmente ninguém o ensinou como tirar o , fazer comida ou limpar o fogão. São tarefas simples, mas que para serem feitas de maneira eficiente devem ser feitas da maneira correta. Tenha paciência e não cobre perfeição.

5- Nada de preconceitos: Homens: trocar a fralda do seu filho ou limpar o chão não afetará a sua masculinidade. Mulheres: trocar o chuveiro ou apertar um parafuso não precisa de tarefa do seu marido.


6- Use o bom senso: Nem sempre a divisão de tarefas pode ser 50/50. Talvez a profissão e carga horário de trabalho de seu parceiro não possibilite que essa divisão seja igualitária. Porém, o importante é que todos colaborem.


7- Contrate mão de obra: Terceirize as tarefas. Se for possível contrate uma diarista para fazer uma faxina na sua casa. Existem seguradoras de carro e casa que oferecem o serviço de reparos. Deixe a vida mais prática e ganhe tempo para descansar.


Foto de Gustavo Fring no Pexel


E para terminar, não esqueça de sempre reservar momentos para curtir com seu marido. A administração da casa exige muito tempo, porém é preciso se desconectar das responsabilidades para relaxar e desfrutar de bons momentos com a família. E no final isso é o que mais importa!


Me diz aqui nos comentários como é na sua casa. Seu marido colabora na organização e limpeza da casa? Se não, mostre esse post para ele!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page