top of page

Você não precisa ser uma super mulher todos os dias

Atualizado: 5 de jan. de 2022


A expressão "carregar o mundo nas costas" é uma referência ao mito do titã Atlas, que como punição por ter lutado contra os deuses do Olimpo, teria a incumbência de segurar eternamente sobre os ombros, o próprio céu. Essa punição lhe foi dada por Zeus. A figura de Atlas é representada como um homem sustentando um globo nos ombros.

Essa expressão é recorrentemente usada por nós mulheres, mas de onde será que vem essa necessidade de tomarmos a frente de todas as tarefas e obrigações da casa e da vida de nossas famílias?

Sim, porque podemos delegar a outras pessoas essas tarefas e deixarmos nossa vida muito mais tranquila, mas não o fazemos. Seria mais fácil dizer que o esgotamento físico e mental da mulher é fruto de uma sociedade machista que prega que a mulher deve ser a única responsável pelas tarefas domésticas e cuidados com os filhos. Porém, seria leviano, pois hoje em dia, essa realidade é mais facilmente mudada em consequência da mentalidade masculina , muito mais flexível.


Em contrapartida muitas mulheres ainda acreditam que devem ser profissionais impecáveis, mães perfeitas, donas de casa exemplares, ou não serão suficientemente boas para suas famílias. Esse comportamento é chamado por psicólogos de "síndrome de mulher maravilha". Vale lembrar que essa não é uma doença, mas sim um conjunto de sintomas que caracterizam a síndrome. Essas mulheres apresentam sintomas como: ansiedade, insônia, perda de memória, exaustão física, dentre outros. O tratamento é feito através de terapia com um psicólogo, meditação e em alguns casos o uso de remédios para tratar os sintomas. Mas, o mais indicado sempre é refletir sobre nossas atitudes para mantermos a mente e o corpo em equilíbrio.


Eu reuni nesse artigo algumas atitudes que podem prevenir o esgotamento físico e mental, além de garantir mais qualidade de vida para a mulher:



Cuide-se bem

Toda mulher se sente bem cuidando da família, porém só conseguimos fazer isso de maneira saudável se estamos com a saúde em dia e nos sentindo bem com a nossa própria aparência.

Tenha uma alimentação equilibrada e faça exercícios físicos. Reserve pelo menos um dia na sua agenda para ir ao dentista, ginecologista e fazer um checkup. Fazer exames periódicos irão garantir mais tranquilidade para você e todos que a amam. Lembre-se, para cuidar é preciso se cuidar primeiro.

Os cuidados com a beleza também são importantes para manter a auto estima e a confiança para enfrentar os desafios do cotidiano.


Aprenda a delegar tarefas

Sabe aquela expressão: "A união faz a força"? Isso vale também na limpeza e organização da casa. Delegue tarefas para seu marido, filhos ou outras pessoas que moram com você. Isso é muito importante para não sobrecarregar apenas uma pessoa e ainda desenvolver o senso de responsabilidade, principalmente se tratando de crianças ou adolescentes. E para deixar essa divisão de tarefas mais efetiva, converse com sua família e delegue cada tarefa levando em conta as habilidades e afinidades de cada membro



Não pegue para si os problemas dos outros

Ao tentar resolver os problemas alheios acabamos absorvendo cargas energéticas muito pesadas e levando isso para nossa vida. É natural que acabamos aconselhando e nos comovendo quando um amigo ou ente querido compartilhe seus problemas, mas é preciso entender que os problemas dos outros são dos outros e não nossos. Ajudar as pessoas que amamos também nos faz bem, mas existe uma linha que não podemos ultrapassar.



Não se cobre tanto

Nem sempre estaremos de bom humor, nem sempre teremos o melhor conselho para dar a uma amiga ou nem sempre entregaremos um trabalho impecável. E tudo bem!

Exigir de si mesma a perfeição só traz ansiedade e sofrimento, porque ninguém é perfeito. O que podemos fazer é tentarmos ser o melhor possível em tudo o que fazemos e nos relacionamento com quem amamos.



Quer aprender a negociar de maneira inteligente com seu marido para que ele divida as tarefas domésticas com você, aumentando a cumplicidade e melhorando o relacionamento? Então, clique no link abaixo!











Posts recentes

Ver tudo
bottom of page