top of page

Análise: Minimalismo Já

Atualizado: 7 de abr. de 2021


Minimalismo Já ( The Minimalism Less is Now, 2021) é um documentário da Netflix com direção de Matt D' Avella.

Estrelado pelos amigos Ryan Nicodemus e Joshua Fields Milburn o documentário conta com a participação de pessoas que estão experimentando os benefícios de uma vida mais minimalista e especialistas de diversas áreas.

Ryan e Joshua fazem uma análise cronológica de suas vidas desde a infância pobre, passando pelas carreiras bem sucedidas até a descoberta dos benefícios de se levar uma vida mais prazerosa e significativa através do minimalismo.


Sobre as estrelas do documentário

Ryan e Joshua, após largarem o mundo corporativo, percorrem os EUA fazendo palestras para milhares de pessoas exaltando o estilo de vida minimalista. Além disso, eles são autores de livros e podcasts sobre o tema.

Anteriormente protagonizaram outro documentário na Netflix sobre o tema: "Minimalismo: Um Documentário Sobre as Coisas Importantes"(Minimalism: A Documentary About The Important Things", 2017).


Minha opinião sobre o documentário


A maneira como o tema é abordado no documentário nos faz repensar sobre como a rotina do dia dia e o aumento do uso da internet e principalmente das redes sociais, nos torna insensíveis em relação as pessoas e muito mais materialistas. Trabalhamos muito e o tempo que temos disponível acabamos preenchendo com coisas que acabamos comprando para nos sentirmos mais confortáveis, ao invés de aproveitarmos com as pessoas que amamos.

Uma reflexão muito importante levantada pelo documentário é sobre a comparação que invariavelmente acabamos fazendo a respeito da vida de celebridades ou até anônimos que acompanhamos nas redes sociais. Esse é um fenômeno da sociedade moderna, visto que décadas passadas a convivência com pessoas de realidades e classes sociais diferentes eram muito menos comuns.



Mas como ser menos consumista e desfrutar de uma vida mais simples e significativa se todos os dias somos estimulados a comprar coisas que muitas vezes não precisamos com dinheiro que ás vezes nem temos?

Essa é uma questão difícil, afinal todos nós temos desejos materiais, mas a reflexão que todos podemos fazer é: Porque sinto a necessidade de comprar ou guardar tantas coisas para me sentir mais feliz? Talvez existam muitas questões internas para serem resolvidas. Pode ser alguma necessidade da infância ou carência afetiva que muitas vezes nem percebemos. Mas seja lá qual for sua motivação,vale a pena refletir e tentar resolver essas questões para levar uma vida mais leve e feliz.

E para terminar, deixo uma frase muito inspiradora citada por Joshua Fields:

" Nossas memórias não estão nas coisas, estão dentro de nós."

Me diz nos comentários, você já assistiu esse documentário? Gostou muito de outro filme ou documentário da Netflix?

Vou gostar muito de saber. Vamos trocar idéias e informações e ampliar o nosso grupo de pessoas organizadas, práticas e de bem com a vida!






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page