top of page

Posso me Tornar uma Pessoa mais Organizada?

Atualizado: 7 de abr. de 2021


É muito comum as pessoas pensarem que a organização dá muito trabalho, exige muito tempo livre ou até que é um trabalho muito chato. Mas, por experiência própria posso dizer que dá um pouco de trabalho, mas que esse tempo que dedicamos a organização é um tempo extra que ganharemos lá na frentes. Imagina o tempo que podemos perder procurando um documento importante, uma peça de roupa ou até as chaves do carro. Empregar a organização, seja em alguma área da casa, trabalho ou na rotina mesmo, diminui a ansiedade e traz mais liberdade de escolha. Afinal, quando colocamos todas as tarefas e compromissos importantes no papel, nos sentimos mais comprometidos a cumpri-las e "esvaziamos a cabeça" de possíveis preocupações. No trabalho os benefícios de ser organizado são mais evidentes ainda, pois naturalmente somos mais pontuais, cumprimos metas e somos mais produtivos.


Como me tornar uma pessoa mais organizada, se sempre fui bagunceiro?


Parece uma tarefa muito difícil, algumas pessoas diriam que impossível, depois de uma vida inteira de hábitos de desorganização, se tornar uma pessoa organizada. Mas, aí está a grande questão, o hábito. Você já deve ter ouvido falar que bastam 22 dias repetindo constantemente, todos os dias, a mesma coisa (fazer exercícios, beber mais água ou começar a ler um livro, por exemplo) para que isso se torna um hábito. E é a mais pura verdade. Ninguém nasce organizado ou bagunceiro, o comportamento dos nossos familiares, o ambiente a nossa volta e vários outros fatores externos vão nos moldando e definindo essas características. Portanto, sim é possível sim se tornar uma pessoa mais organizada.

Eu sempre digo que para começar a ser uma pessoa mais organizada, deve-se começar de dentro para fora. Ninguém consegue transformar o ambiente a sua volta se interiormente tudo está confuso. Quando não estamos bem fica difícil ter clareza para resolver problemas externos. Resolva-se por dentro e só após isso, comece a organizar a sua casa.

Comece mudando pequenos hábitos


Um dos hábitos mais simples, porém mais transformadores ( e que nossas mães sempre nos cobrava) é arrumar a cama logo ao acordar. Esse é um hábito simples, mas muito poderoso. Parece exagero, mas uma cama desarrumada, dá a impressão que todo o quarto está desorganizado.

Outro hábito transformador é todos os dias, fazer uma ronda pela casa recolhendo todos os objetos que estão fora do lugar. É rápido, leva uns cinco minutinhos e já é suficiente para deixar a casa em ordem. Mas, para voltar com os objetos para o lugar certo é preciso que tudo na sua casa tenha um lugar para "morar". E para definir esse lugar específico é muito fácil, basta pensa qual seria esse lugar mais lógico, de fácil acesso e intuitivo para todos da sua casa. Porque não basta apenas você saber onde cada objeto deve voltar, se seu marido filhos, mãe, enfim, as pessoas que moram com você não sabem. Dessa forma, a bagunça inevitavelmente irá voltar. Então, para que a mudança realmente aconteça na sua casa, envolva a família no processo de organização.


Não procrastine


Para manter bons hábitos de organização é preciso vencer o maior inimigo de quer quer ser mais organizado: a procrastinação. Quando você deixa de fazer, o que tem que ser feito além de se frustrar pode sofrer consequências negativas pessoais e profissionais. Mas existem algumas atitudes positivas que lhe ajudarão a não procrastinar:

-Admita que está procrastinando: esse passo simples e´muito importante para a mudança começar;

-Fragmente suas tarefas em pequenas tarefas: Isso deixará o trabalho muito mais fácil de concluir;

-Defina horários para começar e terminar cada tarefa: Isso fará com que você encare a tarefa de forma mais comprometida:

-Organize sua mesa de trabalho: Deixar sua mesa e o ambiente em si, de trabalho mais organizado evita distrações, deixando a tarefa mais produtiva.


O poder da rotina


Sabemos que acontecem muitos imprevistos na vida, porém incorporar uma rotina diária, deixa o dia muito mais fácil. E se você passar para um Planner, um quadro ou até mesmo uma folha de papel, onde fica visível lhe ajudará muito. Anote o que deve ser feito com prioridade, horário para acordar e dormir, mas não esqueça de incluir hábitos saudáveis como prática de exercícios físicos, descansar e ficar com a família.

Mas, não faça horários muito específicos para cada atividade da sua rotina. Isso acaba por deixá-la muito engessada e difícil de manter a longo prazo. Prefira definir um tempo estimado para desenvolver cada item.


Quer deixar a sua casa e sua rotina muito mais organizada? Não deixe de acompanhar os outros artigos do meu blog!


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page