top of page

6 Dicas para Organizar a Casa e Começar 2021 com o Pé Direito

O ano de 2020 vai ficar (na verdade acho que já está) marcado na história como um ano de inseguranças, dificuldades e crise. Mas, por outro lado, um ano de renovação espiritual, de união e de se reinventar. E mesmo que as previsões para 2021, segundo alguns especialistas em economia, não sejam muito positivas, existem muitas coisas que podemos fazer para começar o ano de uma maneira leve , com energias renovadas e a vida muito mais organizada.

Eu listei 6 dicas para começar o ano de 2021 com o pé direito:



1- Comece com um bom descarte : Não há como começar nenhuma organização ou

limpeza, sem antes fazer uma bela triagem em todos os cômodos para retirar tudo que não é mais usado ou está muito velho/em mau estado para descarte, conserto ou doação. Um bom lugar para começar é o guarda- roupa, porque sempre acabamos guardando roupas, calçados e acessórios que não usamos mais.


2- Organize cômodo por cômodo da sua casa: Mas calma, faça um cômodo por dia e se não estiver com muito tempo disponível, reserve pelo menos trinta minutos/uma hora para organizar gavetas ou prateleiras desses cômodos.




3- Faça uma lista de tarefas: Com o decorrer do ano, acabamos acumulando muitas tarefas chatinhas de limpeza como lavar cortinas e tapetes mais pesados, aquela limpeza mais caprichada no sofá, etc. São muitas tarefas que não podem ser feitas em um único dia. Então, divida essas tarefas em uma sete dias, por exemplo. Dessa forma, você não acabará o dia exausta. Ah, se possível procure serviços profissionais de limpeza para o , colchão, tapetes e cortinas mais delicadas para evitar qualquer "desastre", ok?




4- Faça consertos que foram adiados durante o ano: Sempre acabamos deixando para depois aquela lâmpada que precisa ser trocada, a parede que precisa de um reparo ou pintura, a torneira que precisa ser trocada... Enfim, pequenos reparos que todos nós deixamos para depois. Faça uma lista e mande ver.





5- Organize os documentos: Não esqueça de reservar um tempinho para organizar documentos e contas. Os documentos podem ser organizados em pastas individuais ou do tipo sanfonada( onde existem diversas divisórias onde todos os documentos podem ser organizados juntos por tipo) ou suspensa. Independentemente do tipo de pasta, designe uma pasta para cada membro da família para documentos pessoais, outra pasta para documentos da casa, etc. As contas pagas separe também por tipo: água, luz, telefone,etc. Aproveite o finalzinho de ano para descartar as contas que não precisam mais ser guardadas. Fique atento: algumas prestadoras na última conta do ano apresentam a "Declaração de quitação de débitos", onde você pode guardar as contas do ano vigente e do anterior e as de anos anteriores podem ser descartadas. Fique atento se alguma de suas contas possuem essa declaração.



6- Se organize com os gastos do início do ano: O ano se inicia e com ele vem as despesas com material escolar, IPVA e IPTU. E não tem como fugir dessas despesas. É preciso puxar o freio, controlar os gastos com as festas e presentes de Natal e guardar dinheiro para não precisar parcelar e começar o ano já com dívidas.


Esses 6 passos são importantes para começar bem o ano, porém o passo mais importante que você pode dar para começar bem o ano de 2021 é manter a sua mente saudável. Mas, como fazer isso com tantas notícias ruins e tanto pessimismo a´nossa volta? Então, eu te digo, não dê tanto ibope para sites ou canais de tv que lotam os programas de notícias ruins, se afaste de pessoas negativas e passe mais tempo produtivo e divertido com a sua família. Se nutrir de coisas boas e positivas e claro, seguir as dicas que te dei nesse artigo, vão fazer com que você comece o ano de 2021 com o pé direito!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page