top of page

Deixe a sua rotina mais leve: Faça um cronograma de tarefas domésticas

Atualizado: 31 de jan. de 2023


A rotina doméstica é muito cansativa. E para a mulher (que muitas vezes é responsável por 100% das tarefas) ter que dividir o tempo entre trabalho, filhos, marido e mais as tarefas de casa se torna cansativo e estressante. Gostaríamos de dar mais atenção á família e reservar um tempo para relaxar. Porém , muitas vezes acabamos nos negligenciando para conseguir manter tudo em ordem.

Mas, eu tenho uma boa noticia para te dar: É possível manter as coisas em ordem na casa, ainda curtir a família e ainda ter tempo para você mesma.

Siga esses passos e curta uma rotina mais equilibrada e feliz:

1- Faça uma lista de tarefas diárias: Faça uma lista com tarefas para cada dia da semana. Elabore a lista baseando-se no tempo que você tem disponível. Mas, cuidado: Seja realista e só coloque tarefas que você será capaz de cumprir. Distribua as tarefas durante a semana e deixe tarefas que demandam mais tempo para algum dia que você tenha mais tempo livre.


2- Elabore um cardápio semanal: Reserve um dia na semana e defina todos os pratos que serão preparados para a semana. Comece pensando em todos os pratos que a sua família mais gosta. Depois faça a lista dos alimentos que irá precisar para preparar o menu. Se você trabalha fora, considere prepará- los antecipadamente. Se não, vá adiantando os preparos. Exemplo: Cozinhe os legumes ou rale para congelar, cozinhe o feijão e congele( você pode congelar o feijão já temperado, depois descongele e acerte o tempero), deixe a carne pronta ou pré temperada.



3-Peça a colaboração da família: Converse com seu marido e filhos sobre a importância da divisão de tarefas em casa. Seu marido pode colaborar lavando a louça, varrendo o chão, pondo a roupa para lavar, etc. Já as crianças podem ser responsáveis pela organização e limpeza de seus quartos e desempenhar outras pequenas tarefas, de acordo com a a sua idade.



4-Não se cobre tanto: Todas nós, mulheres queremos dar conta de tudo e carregar o mundo nas costas. Porém, quando fazemos isso acabamos nos sentindo sobrecarregadas e muitas vezes culpadas por não conseguir concluir todas as tarefas que planejamos. Mas, o que não podemos esquecer é que a saúde mental é tão ou mais importante que manter o controle dos aspectos materiais da nossa vida. Reservar um tempo na agenda para cuidar da saúde, da beleza ou mesmo para relaxar e ler um livro, nos faz recarregar as energias e manter uma vida muito mais equilibrada.



E para te ajudar a organizar a sua rotina de tarefas domésticas, eu elaborei essa checklist de limpeza com sugestões de tarefas que você incorporar no seu dia a dia. Baixe e aproveite.



Checklist de Limpeza
.pdf
Download PDF • 64KB








Posts recentes

Ver tudo
bottom of page