top of page

Ganhe Agilidade e Praticidade na Limpeza da Casa

Atualizado: 5 de jul. de 2021

A grande verdade é que com a vida corrida e cheia de compromissos que a maioria das pessoas têm hoje em dia, temos que fazer um verdadeiro malabarismo para conseguir dar conta de tudo. Mesmo que você conte com a ajuda de uma faxineira, acabam restando muitas tarefas para fazer. E para evitar que o estresse tome conta da sua vida e sobrar tempinho para relaxar, você pode fazer uso de alguns facilitadores de tarefas.

Aqui eu reuni algumas dicas desses facilitadores para que a limpeza da sua casa seja mais rápida e eficiente.


Faça o planejamento das tarefas

Fazer todas as tarefas em um único dia, além de ser muito desgastante, pode não ser muito prático. Faça um cronograma de limpeza separando as tarefas por diárias, semanais, quinzenais e mensais. Isso deixa as tarefas mais fáceis e a conclusão delas mais efetiva, pois todos os dias você sabe tudo o que tem a fazer e evita aquela sensação de ter "corrido" o dia inteiro e não conseguir concluir a maioria das tarefas.





Separe todos os produtos que você irá utilizar na faxina

Separe todos os produtos, panos e utensílios que serão usados por cômodos e leve-os junto com você. Apesar de simples, essa ação fará você ganhar tempo na faxina, pois evitará o vai e vem para pegar os produtos.

Dica: separe dois baldes, um com água para fazer a limpar o piso e outro com os produtos e panos que serão utilizados na limpeza.



Use utensílios a seu favor

Atualmente, existe uma gama enorme de utensílios para limpeza que facilitam muito a rotina doméstica. Vale muito a pena investir nesses produto para ganhar tempo na faxina. Para a limpeza do piso, invista em rodo, mops e aspirador de pó. Experimente fazer a troca da vassoura pelo aspirador de pó. Isso facilita também na hora de tirar o pó dos móveis, pois com a vassoura o pó acaba sendo espalhado pelo ar.




Use bons produtos de limpeza

Para fazer uma boa limpeza não é necessário investir quantias exorbitantes em produtos de limpeza. Adquira poucos e bons produtos. Existem ótimos produtos hoje no mercado, que além de serem fortes, rendem muito, dessa forma um pouquinho apenas do produto já será suficiente para uma limpeza perfeita.

Para ganhar tempo na faxina, deixe o produto agindo e vá adiantando outras tarefas.



Use o pano certo para cada tipo de superfície

Para evitar arranhões e outros tipos de danos indesejáveis nos móveis e superfícies da sua casa, escolha os panos certos e garanta uma limpeza segura e eficiente.

Móveis: Panos de microfibra são os mais indicados para retirar o pó dos móveis, pois além de serem eficientes não soltam fiapos. Flanelas são mais indicadas para lustrar.

Vidros e espelhos: Os mais indicados são os de microfibra ou de poliéster e poliamida que não soltam fiapos.

Bancadas: Para limpar a bancada do banheiro e cozinha use panos de microfibra ou 100% algodão. Outra boa opção são os panos descartáveis ou semi-descartáveis.

Dica: Para diferenciar os panos de limpeza do banheiro dos demais, opte por panos brancos (que podem ser lavados e desinfetados com cloro) ou panos descartáveis.

Azulejos: Escolha os panos de viscose e poliéster na composição, ou os de dupla face em microfibra, que eliminam a sujeira sem riscar as superfícies e são bons também para dar acabamento.

Pisos: Os panos de microfibra são excelentes para pisos em madeira, laminado ou porcelanato pois são macias, não arranham o piso, tem ótimo deslizamento e não soltam fiapos. Já os de algodão são ótimos para pisos frios como os da cozinha e banheiro. Eles possuem ótima absorção quando feito em 100% algodão.


E para terminar uma dica extra para você que tem pouquíssimo tempo mesmo, para cuidar da casa: Evite deixar objetos e roupas espalhados pela casa, se ela está organizada automaticamente ela parecerá até mais limpa. Isso inclui arrumar a cama todos os dias antes de sair de casa. Cuide também da limpeza da pia da cozinha, banheiro e vaso sanitário. Limpe se possível todos os dias essas áreas. Além de dar uma melhor aparência a casa, facilita muito a limpeza no dia da faxina.

Espero que com essas dicas a sua rotina de limpeza da casa seja menos estressante e mais produtiva.


Quer aprender a cuidar melhor das suas roupas e aumentar muito a vida útil delas? Então baixe totalmente grátis a lista que eu elaborei para pessoas como você que tem suas peças queridinhas e também gosta de economizar um dimdim, né? É só clicar no link abaixo:






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page