top of page

Congele os alimentos e ganhe praticidade

Atualizado: 8 de abr. de 2021


Cozinhar todos os dias, não é uma tarefa fácil. Ás vezes, falta criatividade para criar um prato diferente diariamente ou na maioria das vezes falta tempo para cozinhar. Mas, podemos aderir aos alimentos congelados, tanto aos alimentos previamente cozidos, quanto aos pratos totalmente prontos e congelados. Sim, tem como congelar os pratos prontos e após descongelar ter ainda aquele gostinho de feito na hora. Basta, seguir alguns passos e congelar corretamente.



Legumes e vegetais: A maioria dos legumes e vegetais precisam ser pré-cozidos antes do congelamento, essa técnica é conhecida como "branquear" ou "escaldar". Essa técnica mantém a cor e o sabor dos alimentos após o descongelamento.

Como fazer? Lave,descasque e corte os legumes ou vegetais e coloque em uma panela com água fervente(o suficiente para cobri-los) e deixe cozinhar por ate´2 minutos ou até que fiquem Al Dente. Após isso, escorra a água e coloque em um recipiente com água e gelo. Após o choque térmico escorra e seque-os. Armazene em sacos próprios para freezer ou potes plásticos. Para descongelar, tire-os do saco ou pote e coloque em água fervente e retire em seguida. Congelados dessa forma, os legumes e vegetais podem ser consumidos em até 10 meses.




Frutas: Quase todas as frutas podem ser congelados, exceto banana e pera, que apresentam uma aparência ruim após o descongelamento. Como fazer?

As frutas devem ser lavadas, descascadas e deve-se tirar as sementes. Podem ser congeladas inteiras ou em pedaços. Em forma de suco concentrado ou a polpa.

Após descongelar o mais indicado é usá-las no preparo de sucos, geleias, sorvetes ou bolos. Ao natural as frutas duram de 4 a 6 meses. Em forma de polpa ou suco de 8 a 12 meses.





Sopas: Prepare a sopa com ingredientes frescos e com pouco sal. De preferência com ervas e temperos naturais como cebola, alho , salsinha, hortelã, manjericão, entre outras. Você pode congelar a sopa da maneira tradicional ou em forma de papinha. Como fazer? ´

Refogue o frango ou a carne, tempere a gosto e acrescente os legumes,coloque água suficiente para cobrir, tampa a panela e deixe cozinhar por apenas 3 minutos. Desligue a panela e coloque a sopa sobre um recipiente com água gelada. Deixe esfriar e coloque em potes pequenos para porções individuais. Para descongelar, basta colocar em uma panela e deixar cozinhar por completo. Consuma em até 1 mês.



Purês: Quase todos os purês pode ser congelados . As batatas cozidas inteiras ou em pedaços, após descongeladas não apresentam uma boa textura. Porém em forma de purê ficam incríveis. Como fazer?

Cozinhe as batatas, amasse-as ainda quentes e adicione o leite e a manteiga. Deixe esfriar e coloque em potes ou saco para freezer. Consuma em até 2 meses.



Carnes: Assim que chegar do supermercado separe a quantidade que será consumida nos próximos dias ( no máximo 2 dias) e guarde na geladeira. Pode ser na embalagem que veio do supermercado, contanto que seja bem higienizada. As peças que serão congeladas devem passar por alguns passos importantes. Como fazer?

Separe em pequenas porções. Se a sua família faz as refeições sempre juntos, separe o suficiente para todos os membros. Se não, separe em porções individuais. Prefira potes com fechamento hermético ou sacos á vácuo e retire bem o ar antes de levar ao freezer. Se for preparar frango ou carne vermelha á Milanesa, você pode empanar e armazenar os bifes abertos em sacos para freezer e congelar. Na hora do preparo basta colocar direto no óleo quente para fritar. Á milanesa consuma em até 3 meses. Bifes simples pode-se consumir ate´8 ou 12 meses. Almondegas também podem ser congeladas. Congele cada almondega individualmente, depois divida em pequenas porções e leve ao freezer.


Aproveite a praticidade das comidas congeladas caseiras e ganhe mais tempo no seu dia a dia!


Quer saber mais sobre organização do freezer, geladeira e cozinha? Adquira o meu ebook: "Guia da Cozinha Organizada e Prática". Clique no link abaixo:







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page