top of page

Home Office X Filhos e Casa: Como Dar Conta de Tudo?

Atualizado: 7 de abr. de 2021


Trabalhar em casa em tempos normais já não é uma tarefa fácil. São muitas distrações, imprevistos que aparecem e muitos outros fatores que diminuem a nossa produtividade no trabalho. E nos dias atuais, durante a pandemia, com as crianças em casa, as tarefas domésticas se acumulando, mais refeições para fazer e ainda tendo que distrair os filhos e ajudar nas tarefas da escola... Ufa, são muitas tarefas que fazem 24 hs serem tempo insuficiente para dar conta de tudo. Mas calma, eu tenho uma notícia para te dar: Você não precisa dar conta de tudo. Mesmo com a ajuda do marido fica difícil fazer tudo que queremos ou precisamos. E está tudo bem! Baixe um pouco as suas expectativas e se cobre menos. Faça uma lista de prioridades da semana ou do dia, se preferir e foque nessas tarefas. Se conseguir cumprir suas prioridades diárias, vá incorporando outras tarefas de menor urgência e assim por diante. Porém existem algumas dicas que ajudam muito a deixar o trabalho em casa mais produtivo:


1- Escolha uma área da casa mais tranquila para trabalhar. "É importante ter um local que permita concentração e também o entendimento, por parte da família, de que a pessoa trabalhando em casa está em horário de expediente, indisponível para demandas domésticas." Explica Max Gehringer, consultor de carreiras e autor de diversos livros sobre o assunto.


2- Considere acordar um pouquinho mais cedo para adiantar algumas tarefas. Isso deixará sua manhã mais produtiva, principalmente se você tem filhos pequenos que precisam de mais atenção.


3- Elabore uma rotina para as crianças alinhada com a sua.Ter uma rotina é muito importante, já que antes da pandemia as crianças estavam acostumadas a´horários específicos para estudar, almoçar e brincar, por exemplo. Reserve pelo menos uma hora do seu dia para brincar ou fazer alguma atividade relaxante com seus filhos. Mas, explique para elas que seu horário de trabalho deve ser respeitado. Estimule a independência das crianças dando pequenas tarefas (que não precisem de supervisão, no caso dos pequenos), enquanto você trabalha. Deixe seus filhos brincando próximos de sua área de trabalho. Dessa forma, você poderá´trabalhar tranquila e eles se sentirão acolhidos em sua companhia.

4- Divida as tarefas domésticas e cuidados com as crianças, com seu marido. Não coloque todo o peso nas suas costas, esse é um momento atípico e muito complicado para todos. Portanto, todos devem colaborar para o bem estar da família e manutenção da casa. As crianças também pode colaborar com a organização e limpeza da casa, executando pequenas tarefas.


E para terminar, é muito importante frisar que crianças são crianças, em tempos de pandemia ou em tempos normais, uma hora ou outra eles ficarão entediados, sua casa ficará bagunçada, seu projeto atrasará... Enfim, as coisas sairão do controle e é assim mesmo. Não se cobre tanto e aproveite para curtir mais a sua casa, seu marido, seus filhos sem neuras!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page