top of page

Desapegue do passado

Atualizado: 7 de abr. de 2021

Você já parou para pensar em quantas coisas acumulamos durante toda a nossa vida? São centenas ou até milhares de objetos que vão se acumulando e ocupando espaço, muitas vezes desnecessários na nossa casa.

Muitos desses objetos permanecem em nossas casas apenas por apego emocional. Um brinquedo da infância (nosso ou dos filhos) um presente de um amigo, objetos da época de namoro,etc.

E nesse caso, antes de sair colocando tudo fora, temos que fazer um exercício mental: Tente lembrar do momento que recebeu esse presente, que usou essa roupa ou usou esse objeto. Agora tente lembrar o que sentiu nesse momento. Muito gostoso, né?

Isso é exatamente o que deve ficar guardado. São os momentos que importam mais e não as coisas.



Guarde esses objetos especiais de maneira especial:

Claro que todos nós temos fotos, trabalhinhos escolares das crianças, roupinhas de bebê e tantos outros objetos que fazem parte da nossa história e são muito importantes. Mas que tal selecionar e guardar de forma especial também?

Você pode guardar em caixas, se for objetos ou os trabalhinhos das crianças, por exemplo. Se forem fotos guarde em álbuns separados por categorias. Evite guardar muitas fotos parecidas. uma boa ideia é presentear os amigos ou parentes com as fotos repetidas de momentos que foram compartilhados com eles.

E se for a roupinha do batizado dos seus filhos, por exemplo, que tal colocar em uma moldura bem bonita e deixar exposta na parede? Assim, você verá esse objeto tão especial todos os dias, ao invés de deixa-lo no fundo do guarda-roupas.


Deixe para trás o que não lhe faz bem:

Repense sobre o real valor que esses objetos tem na sua vida e fique apenas com realmente te traz boas lembranças. Afinal, porque guardar cartas ou fotos de relacionamentos passados que só te trazem recordações tristes ou dolorosas?

Após fazer esse exercício mental e se desapegar de todas essas coisas que só ocupam espaço na sua casa, o processo de organização será muito mais fácil e tranquilo.

Além disso, quando você tira de casa objetos que estão parados e dá espaço para coisas novas, as energias se renovam. E quem não quer viver em uma casa onde exista harmonia e boas energias?

Então, vamos desapegar de tudo que não faz mais sentido?


E para minhas considerações finais quero citar uma frase do livro de Marie Kondo, idealizadora do famoso método KonMari e autora do livro "A mágica da arrumação":


"Ao manusear cada item de valor sentimental e decidir o que descartar, você processa o seu passado. Colocar as coisas em ordem significa zerar tudo para poder seguir em frente."- Marie Kondo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page