top of page

Deixe sua cozinha mais prática

Atualizado: 15 de fev. de 2022


A cozinha é o coração da casa. É lá onde preparamos as refeições do dia a dia e os almoços e jantares especiais para a família.

E sendo uma das áreas mais movimentadas da casa, exige cuidados diários para manter a ordem, afinal basta alguns minutos para que o caos tome conta. Nesse artigo, eu trago para você dicas para você deixar a sua cozinha mais prática para o preparo das refeições e para manter a organização em dia:



Deixe temperos e utensílios a mão

Pense no layout da sua cozinha antes de fazer a organização. Você ganhará praticidade se deixar temperos e utensílios próximos ao fogão. Use um espaço na bancada ou na parede para deixá-los sempre a mão. Ganchos e aramados são super aliados na organização desses itens, assim como organizadores próprios para utensílios ou até mesmo uma solução mais sustentável, como uma lata de biscoitos ou achocolatado forrada com papel contact ou um bule antigo.

Panelas também devem ser guardadas em prateleiras ou armário próximo ao fogão. Quanto menos você precisar andar para pegar, menos tempo perdido você terá!



Facilite a limpeza

Deixe em cima da bancada, em prateleiras e pendurado em ganchos, o que realmente é usado no dia a dia. Guarde dentro dos armários eletrodomésticos de pouco uso e todos os outros itens de uso esporádico. Dessa forma, eles ficarão protegidos do pó e da gordura do preparo dos alimentos.

Pense também na circulação da cozinha. Itens em excesso como móveis, cortinas, tapetes e objetos de decoração dificultam na limpeza e acrescentam um tempo desnecessário na faxina. Nesse quesito também o menos é mais.


Lave a louça enquanto cozinha

Facilite a limpeza após as refeições lavando a louça enquanto cozinha. Isso lhe poupará um tempo valioso e dará mais tranquilidade na hora de finalizar a limpeza.



Use produtos organizadores

Os produtos organizadores além de facilitarem na setorização dos ambientes, também ajudam a manter a ordem dos objetos e facilitam na limpeza. Use e abuse de cestas organizadoras na despensa para separar os itens por categorias, em gavetas para fazer divisórias ou dentro dos armários para organizar itens como: garrafinhas, tampas de potes descartáveis e outros. Os aramados são ótimos para ganhar mais espaços nos armários.




Não acumule

Será mais fácil de manter a organização e limpeza da sua cozinha se ela conter apenas o suficiente para te servir. Ou seja, uma cozinha abarrotada de tralhas dificulta a manutenção da limpeza e dará sempre a sensação de bagunçada. Faça uma triagem regularmente e veja se você tem itens repetidos, estragados ou em mal estado e dê o melhor destino a eles. Faça esse exercício do desapego e veja como a sua casa ficará muito mais leve, além de organizada.



Não procrastine

A procrastinação pode te prejudicar em todos os aspectos da vida. Então, não acumule tarefas. Você pode fazer um pouco a cada dia, o tempo que tiver disponível.

Se tiver quinze minutos faça a limpeza ou organização de uma pequena área da cozinha. Dessa maneira, o resultado não será rápido, mas será efetivo.


Gostou do artigo, mas quer aprender mais? Então, conheça o meu Ebook: "Guia da cozinha organizada e prática"

Um guia completo para você aprender a organizar a cozinha e despensa com técnicas de organização profissionais!


Ou se preferir, esses outros artigos também podem te dar uma ajudinha na rotina da cozinha:








 



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page